O que esperar da mídia intrínseca em games

2022 foi um grande ano para a publicidade no jogo, com o MRC e o IAB lançando os padrões intrínsecos de publicidade no jogo atualizados, marcas em todas as verticais imagináveis entrando no jogo e desenvolvedores grandes e pequenos abrindo seus títulos para posicionamentos de anúncios no jogo. 

Nesta onda de construção desta nova mídia, alguns importantes especialistas falam sobre suas expectativas para 2023:

1. A indústria se unirá para proteger os jogos contra fraudes

Desde o lançamento do primeiro anúncio em banner, a fraude tem sido um grande problema para a indústria de publicidade digital. Devido à natureza complexa do jogo, as taxas de fraude de publicidade intrínseca no jogo e IVT são extremamente baixas em comparação com outros canais digitais. Ainda assim, à medida que mais verbas publicitárias fluem para esse canal, os fraudadores inevitavelmente o seguirão.

Nem tudo é desgraça e melancolia. Kristine Lopez, diretora de gerenciamento de produtos da HUMAN, acredita que: “Em 2023, continuaremos a ver maneiras inteligentes e colaborativas de combater a fraude e manter o espaço de jogo seguro, obtendo sinal e aumentando a adoção de padrões criteriosos.”

2. 2023 será um ano de destaque para o jogo

Grande parte de 2022 foi gasta para estabelecer as bases para a publicidade no jogo, e parte disso foi a publicação dos padrões atualizados de publicidade intrínseca no jogo do IAB e do MRC. De acordo com Michael Reidy, vice-presidente sênior de vendas de anúncios digitais da NBC Universal Media: “Em 2022, os profissionais de marketing caminharam com cuidado enquanto o setor corria para operacionalizar soluções mais fortes de medição e segurança de marca para publicidade no jogo. Mas isso está mudando rapidamente. A combinação de um público de jogos cada vez mais amplo e a maturidade da tecnologia fará de 2023 um ano de destaque em termos de gastos com mídia dedicados ao espaço de jogos.”

Scott Curtis, chefe global da Spark Foundry, concorda: “Eu ficaria chocado se o jogo não continuasse a ganhar força ao longo do próximo ano, com maior conscientização e adoção de agências e clientes, entendendo os benefícios da atenção e todos os efeitos que isso tem na marca.”

Este ano, o jogo também se tornará o modelo de negócios para muitos outros desenvolvedores de jogos, fornecendo aos anunciantes um inventário de jogos ainda mais interessante para se conectar.

3. O jogo continuará a transformar a maneira como os anunciantes interagem com o público

A publicidade intrínseca no jogo virou o formato de anúncio tradicional de cabeça para baixo, produzindo um meio de anúncio que complementa a experiência e, de várias maneiras, a aprimora. O realismo que os anúncios no jogo trazem para os ambientes de jogo e as oportunidades criativas que o mundo 3D oferece aos anunciantes novas maneiras de as marcas se envolverem com seu público.

“A publicidade de jogos para dispositivos móveis tem sido tradicionalmente conduzida por uma resposta muito direta, tentando levar o público para fora do ambiente para concluir uma ação como ‘instalar um aplicativo’”, disse Ivan Kudrinski, desenvolvedor de editores (móveis) da Pubmatic. “Com os jogos oferecendo formatos mais premium e de alto impacto, devemos começar a ver uma sensação muito mais imersiva de como as marcas se comunicam com o público dentro dos jogos, atingindo mais KPIs de marca em vez de apenas desempenho.”

4. Publicidade intrínseca, sem interrupção do gamer, um grande diferencial dos principais players do mercado.

Hugh Hugh Ritzema-Carter, da Frameplay, lista os principais benefícios das campanhas que são divulgadas nesta maneira:

1) Desempenho: impulsiona altos níveis de desempenho da campanha, seja mensurável consideração da marca ou KPIs de engajamento pós-visualização.

2) Atenção do consumidor: ambiente de mídia de maior atenção do mundo já que estamos falando de hiper foco, com possibilidade de rastreamento ocular.

3) Público: Millennials e GenZ gastam 38% de sua exposição a mídia em jogos. Muito mais do que televisão!

4) Experiência de campanha: Ao contrário dos formatos de anúncios de jogos não intrínsecos, o Intrinsic In-Game nunca interrompe a experiência do jogo. Um dos únicos canais de mídia digital não intrusivos. Os consumidores sempre reportam que gostam da experiência de publicidade por meio de pesquisas de marca pós-campanha.

6) Tecnologia de ponta com jogos premium exclusivos, garantindo a confiança dos principais estúdios de jogos do mundo e uma experiência de marca perfeita a cada impressão exibida.

Coloque sua marca no jogo!