O mercado de games está em grande desenvolvimento nos últimos anos, tanto em eficiência para reter o usuário, como em entregar um conteúdo relevante para cada consumidor.
Não é surpresa que nos últimos 5 anos os cases vencedores que envolvem games cresceram 74%. Sendo assim, a criação de uma categoria específica para games é uma progressão natural, conforme afirma o CEO de Cannes Lions, Simon Cook.
Conforme pesquisa feita pela PWC, o mercado gamer deve alcançar US$ 323,5 bilhões nos próximos quatro anos, sendo US$ 2,8 bilhões apenas no Brasil.
De acordo com Francine Li, head global de marketing da Riot Games e presidente de júri para a categoria de Games para 2023, “os jogos são a próxima fronteira do marketing moderno um diálogo de duas vias entre marcas e comunidades apaixonadas, unindo-se a um amor compartilhado por experiências interativas e imersivas”.
Gláucia Montanha, CEO da Artplan SP, diz que dentro da categoria de jogos é necessário identificar o tipo de gamer com o qual se está buscando atingir, tendo, por exemplo, gamers casuais ou gamers hardcore. Cada tipo de gamer possui uma abordagem específica e vamos explorar nos próximos newsletters da You.ad.
O Brasil alcançou 8 finalistas na categoria Gaming deste ano, sendo eles:
“SOS Tomatoes” (Heinz), da agência Gut; “Los Santos +3º” (Greenpeace) pela agência VMLY&R; “Mission: Whopper” (Burguer King), executada pela agência David, São Paulo e David, Buenos Aires; “The Gamig Cap” (Dell Technologies), feita pela agência VMLY&R; “Burguer Glitch”, idealizada pela agência David, São Paulo; “Game-her”(Guaraná antártica), com a campanha feita pela agência Soko; “Buff your main” (Ubisoft), realizada pela agência AlmpapBBDO; e por último “Unbanned Armband” (All out), com a realização da agência AlmapBBDO.
O Grand Prix, o maior prêmio da categoria, ficou para a ação “Clash of Clans: Clash from the past”. A campanha tinha como objetivo comemorar os 10 anos do jogo, porém em uma abordagem inusitada, resolveu criar um documentário falso, que contava a história de que o jogo estaria comemorando 40 anos, ao invés dos 10 anos. Para isso foi criado todo um universo falso, onde foram criadas peças que simulavam produtos feitos nos anos 80, como jogos de fliperama, cereal com o tema do jogo, um jogo de RPG semelhante a jogos dos anos 2000, entre outras ações. O documentário precisava ser convincente, fazendo com que os fãs da franquia sentissem que Clash Of Clans fosse tão importante quanto outras franquias clássicas, como Super Mario Bros, por exemplo.
Case: Clash From The Past
Porém outro destaque dessa edição foi “Los Santos +3º”, campanha brasileira feita pela VMLY&R. Nessa ação o Greenpeace demonstrou como seria a cidade de Los Angeles, dentro do jogo GTA RP, após as mudanças climáticas, mostrando a cidade embaixo d’agua e com temperaturas acima, por conta do aquecimento global. A campanha levou ouro na edição deste ano, porém já havia ganho 2 ouros e 2 bronzes em 2022.
Case: Greenpeace Los Santos +3º
O mercado de jogos é de extrema relevância para o futuro do marketing, seu faturamento é superior a Hollywood e música juntos, por isso é de extrema importância estar atento às necessidades e características do público que está nesse mercado, para garantir uma comunicação adequada para este público.
Atualmente o fenômeno de multi-telas afeta cada vez mais pessoas. A primeira tela é o dispositivo mobile, sendo muitas vezes a tela em que se está jogando. Sendo assim, investir no mercado mobile, incluindo o mercado de jogos, se mostra cada vez mais essencial para os planos de mídias das marcas pois ambas situações não estarão em segundo plano para o consumidor.
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