68% dos consumidores preferem aprender de forma cinestésica — seus anúncios são compatíveis?​

O que acontece no cérebro quando você desliza em um anúncio para celular?

Você se lembra da última vez que tentou digerir e memorizar novas informações, como uma receita ou uma tacada em seu esporte favorito? Você se lembra como você fez isso?

A pesquisa nos diz que existe uma maneira universalmente preferida de absorver informações.

Entender como os indivíduos consomem melhor as informações é vital para os anunciantes que desejam criar anúncios que realmente ressoam com os espectadores. Os consumidores precisam que os anúncios sejam experimentais e forneçam algo novo. Anúncios que consideram táticas de aprendizado cinestésico atendem a esse objetivo.

O que é aprendizagem cinestésica?

A maioria de nós adota uma abordagem preferida para aprimorar nosso aprendizado e compreensão do mundo ao nosso redor. A adoção dessas técnicas provavelmente será determinada pela autocategorização de nós mesmos em “tipos” específicos de aprendizes. Uma abordagem universal para estilos de aprendizagem, desenvolvida por Neil Fleming, cita ‘VARK’ como as quatro modalidades sensoriais necessárias para processar a maioria das informações. Referem-se à aprendizagem visual, auditiva, leitura/escrita e cinestésica.

Apesar da crença popular, esses estilos de aprendizagem não são isolados e os indivíduos não respondem melhor a um estilo de aprendizagem singular. Na realidade, a maioria de nós tem melhor desempenho quando se envolve com uma combinação de modalidades sensoriais. Por exemplo, é mais provável que um vídeo que seja visual e auditivo (modalidade dupla) seja benéfico para o espectador do que uma experiência exclusivamente visual.

O estilo de aprendizagem mais apropriado para aplicar ao aprender e ensinar pode depender de várias variáveis, como a tarefa em questão e o indivíduo. Quando a preferência pessoal é considerada, a pesquisa indica que um método prevalece, com 68% das pessoas confessando ser a favor de técnicas de aprendizado cinestésico. A aprendizagem cinestésica é caracterizada por uma abordagem física e “prática”, em que o envolvimento físico na tarefa atua como um catalisador para codificar informações na memória.

Por que o aprendizado cinestésico é eficaz?

No passado, a comunicação de informações frequentemente ignorava as técnicas de aprendizado cinestésico e se concentrava nos outros três estilos de aprendizado. A crescente pesquisa em sistemas de aprendizado revela benefícios de amplo alcance para técnicas de aprendizado cinestésico no consumo de informações – particularmente para a absorção e concretização das informações na memória.

Uma das principais vantagens de fornecer informações cinestésicas é uma alavancagem cognitiva que não é compartilhada por outras técnicas de aprendizado, como experiências auditivas e visuais. Este é o movimento envolvido no aprendizado cinestésico que aumenta o fluxo sanguíneo, que por sua vez inunda o cérebro com oxigênio, facilitando habilidades cognitivas superiores e maior atenção.

Na prática tradicional, esse “movimento” geralmente se refere ao envolvimento de todo o corpo. Por exemplo, um orador pode solicitar a participação do público na forma de se levantar, em vez de uma comunicação direta. No entanto, os benefícios do aprendizado cinestésico não se restringem apenas a grandes movimentos. A pesquisa mostra que esses benefícios podem ser obtidos a partir de movimentos muito menores, como brincar com brinquedos inquietos, fazer anotações e até mascar chiclete.

O aprendizado cinestésico não é ótimo apenas para aprimorar nossa capacidade de focar nas informações, é uma ferramenta bem documentada para lembrar conceitos complicados. Ideias e informações que são expressas em interações sensoriais com objetos são extremamente eficazes na criação de experiências concretas das quais o indivíduo se lembrará. Isso ocorre porque, quando concentramos nossa atenção nas informações recebidas, o cérebro extrai pistas contextuais do ambiente que auxiliam na extração e recuperação de informações. Em outras palavras, o cérebro armazenará pistas contextuais que ajudam a “acender” nossa memória em uma ocasião posterior. Portanto, quando um indivíduo se envolve ativamente com a informação cinestesicamente e tem um papel ativo, isso leva a pistas muito ricas e a uma recuperação mais fácil da informação.

Como as técnicas de aprendizado cinestésico podem levar a melhores anúncios para celular?

De acordo com a eMarketer, os gastos globais da indústria de publicidade digital tem apresentado uma escalada e também uma grande oportunidade para a publicidade móvel, já que os gastos com anúncios móveis já representam metade dos gastos globais com anúncios. E os celulares são a primeira tela das pessoas, sendo a tela mais democrática, já que está na palma da mão de todas as idades e classes sociais, sendo este o maior meio de conexão na internet.

Quase nem é preciso dizer, mas no negócio de comunicar informações, é vital garantir que os anúncios sejam fáceis de entender e memoráveis. Recentes inovações tecnológicas e culturais moldaram o cenário do marketing, cultivando uma sociedade de nativos digitais e consumidores perceptíveis. Em um novo campo de jogo nivelado, os consumidores tornaram-se conscientes de seu papel como público e tendem a evitar ativamente os anúncios ou desconsiderá-los como imateriais. Isso geralmente ocorre porque o pano de fundo do conteúdo disponível para os consumidores é muito grande e demorado e, portanto, eles decidirão o que merece sua atenção.

Os anúncios 2D têm claras limitações de comunicação e engajamento, pois apenas exploram as modalidades visuais e geralmente são camuflados em outro conteúdo. Como resultado, eles raramente fazem mais o corte.

Os consumidores precisam que os anúncios sejam experimentais e forneçam algo novo. Anúncios que consideram táticas de aprendizado cinestésico atendem a esse objetivo.

Esteja aberto para receber o anúncio

Os consumidores modernos têm uma quantidade colossal de conteúdo para consumir e, portanto, desenvolveram uma destreza para entrar e sair de conteúdo relevante. Isso significa que os anúncios precisam trabalhar muito mais. Uma solução brilhante para este problema é a criação de anúncios sensoriais que se destacam, convidando os consumidores a interagir e participar de uma experiência sensorial. Sabemos que os consumidores procuram e respondem positivamente à comunicação dialógica entre as marcas. Eles querem se envolver e se sentir ouvidos – por isso que as contas de mídia social de marca são tão importantes para desenvolver conexões com os consumidores. Os consumidores respondem positivamente aos anúncios interativos porque têm a oportunidade de decidir se desejam se envolver e, como é uma proposta de anúncio relativamente única, é empolgante.

Entenda o anúncio

Os anúncios visam entregar mensagens para que o consumidor entenda exatamente quem é a marca, qual é o produto e a mensagem que o anúncio deseja comunicar. Anúncios 2D não sensoriais fornecem apenas uma oportunidade única de comunicação com o espectador, o que pode criar problemas de mal-entendidos e más interpretações da mensagem. Por outro lado, os anúncios táteis fornecem um contexto muito mais rico em que o papel ativo do consumidor ajuda a preencher a lacuna de compreensão mútua entre a marca e o consumidor.

Lembre-se do anúncio

Em um cenário digital salpicado de anúncios, a tarefa de um consumidor lembrar cada anúncio visto seria quase impossível. A publicidade sensorial que exige que o consumidor se envolva cinestesicamente melhora profundamente a memória, por vários motivos: em primeiro lugar, a interação tátil com os anúncios cria uma experiência envolvente, que provoca pistas contextuais mais ricas a serem decodificadas na memória. Em segundo lugar, essa interação na tela, como um movimento de deslizar ou arrastar, fornece pistas para a memória por meio de feedback sensorial. Portanto, anúncios que exigem que o consumidor deslize ou arraste e solte farão com que seu consumidor pense em seu anúncio por muito mais tempo!

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