Em um momento desafiador para a indústria da publicidade digital, fica a perspectiva de que as empresas de sucesso serão as que empregarem uma combinação dos elementos certos e da melhor maneira possível. Quais são eles?
Criatividade, análise e propósito foram destacados em 2022 pela McKinsey como sendo a chave para desbloquear oportunidades de crescimento. As empresas que alavancam o ‘crescimento triple play’ tiveram taxas médias de crescimento pelo menos duas vezes maiores do que aquelas que falharam em unificar os três elementos. E, à medida que passamos por um período difícil, essa combinação eficaz talvez seja mais importante do que nunca.
Criando engajamento
A criatividade sempre foi a maior arma da publicidade, mas o excesso de confiança na capacidade de rastrear e identificar os usuários fez com que a publicidade digital sofresse. No entanto, com um número decrescente de oportunidades para rastrear e identificar pessoas e preocupações mais amplas com a privacidade dos usuários, o setor está sendo forçado a reavaliar e reequilibrar a relação entre criatividade e dados em benefício da eficácia da campanha.
Ter o criativo certo para o público certo é fundamental para o sucesso da campanha. Para realmente ressoar com a mensagem em um anúncio, algo deve ter despertado o interesse do usuário e desviado sua atenção do conteúdo que ele estava olhando. É esse criativo que incentiva o usuário a interagir com o anúncio e entender a mensagem.
Atenção é a palavra da moda no momento, mas pode ser um pouco enganador. A verdadeira atenção só pode ser expressa por meio do engajamento. As ações são o que falam por si e o que leva o usuário a reter a mensagem pretendida. Portanto, fornecer criatividade com a qual as pessoas possam interagir e as envolva produzirá as campanhas de melhor desempenho.
Alimentado por dados
Embora a criatividade seja altamente importante, o sucesso final só pode ser alcançado com a adição dos dados certos para garantir que esse criativo seja veiculado para as pessoas certas.
Dados sobre tipos de público, geografia e especificidade dos segmentos podem ser usados para identificar como são as campanhas bem-sucedidas. Esses dados podem ser usados para tomar decisões sobre o criativo de forma embasada.
Se algo funcionou particularmente bem, então qualquer apostador se sentiria relativamente seguro para proteger suas apostas naquele que está funcionando bem novamente. Esses insights também podem ser extraídos continuamente das campanhas à medida que são executadas, para que possam ser otimizados ainda mais e ajustados para aumentar o desempenho em relação aos objetivos e KPIs da campanha.
Ser capaz de extrair todos esses dados é incrivelmente importante. Trata-se de fornecer a melhor experiência possível para todas as partes interessadas – desde os consumidores até a própria marca.
O criativo é o que vai despertar o interesse das pessoas, mas os dados são a ciência por trás disso. As informações sobre o criativo ressoa mais com o público e significa um processo criativo mais eficiente. A combinação de dados e criatividade criam uma oferta muito mais poderosa.
Apoiado por automação
Felizmente, usar dados para entender o criativo é muito mais fácil do que no passado. Tecnologias, como inteligência artificial (IA), são capazes de oferecer suporte à criação de anúncios direcionados e envolventes, analisando rapidamente grandes quantidades de dados para determinar quando, onde e como os anúncios serão mais eficazes.
Ao adotar a automação, a tarefa pesada e complexa de traduzir manualmente grandes conjuntos de dados em campanhas bem-sucedidas é aliviada. E um verdadeiro foco pode ser colocado na entrega de anúncios com um propósito além da criatividade e dos dados.
Maximizar a criatividade, com o poder dos dados e do propósito, é por onde as marcas podem se diferenciar de seus concorrentes. Os anunciantes terão que ser mais seletivos sobre como gastar seus orçamentos e haverá muito mais escrutínio sobre o que está sendo entregue.
Aqueles que saem mais fortes serão aqueles que colocam o foco na qualidade em detrimento da quantidade. E essa qualidade virá de uma publicidade intencional, criativa e baseada em dados.
Texto em inglês por Trish Heatley, Diretora de Produto, Adludio