Você já pensou em colocar sua marca em jogo?

A presença das marcas no universo game e a possibilidade de estar onde as pessoas estão, considerando-se o número de horas que dedicam aos jogos.

Na busca pela atenção e maior engajamento das pessoas com suas mensagens, as marcas devem estar atentas aos comportamentos, linguagens, tendências e movimentos culturais e sociais, para assim terem um plano de comunicação e mídia que sejam realmente interessantes e pertinentes para quem for impactado.

A análise parece óbvia, mas no frenesi da busca por performance e clicks, às vezes deixam para trás o entendimento do que tem maior poder de envolver e “conversar” com as pessoas, escolhendo as mídias que mais façam sentido a elas. Neste cenário é que entram os games. Já são 74,5% dos usuários de plataformas digitais, em especial o celular, que declaram jogar algum tipo de jogo eletrônico no Brasil (*). E se estes jogadores elegem dedicar muitas horas do seu dia neste ambiente, como as marcas que seguem veiculando suas mensagens nos meios tradicionais, tanto on quanto off, conseguiram impactá-los?

Colocar sua marca no jogo pode ser um caminho.

Este duplo sentido abre caminho para que os anunciantes busquem alternativas de aproximação com os gamers, um público que cresce a cada dia. Pode ser patrocinando campeonatos de e-sports, influenciadores gamers, criando seus próprios jogos, fazendo publicidade intrínseca nos jogos para não interromper os jogadores. O importante é incluir no seu plano de mídia este público, em especial quando tiver sinergia com sua estratégia de marca. Falando em público, é importante desmistificar a persona gamer. Segundo a Pesquisa Game Brasil de 2022, desenvolvida pela Sioux Group e Go Gamers, em parceria com a Blend New Research e a ESPM, 51% dos jogadores são mulheres, com a idade média de 30 anos, sendo as pessoas de 20 a 24 anos a fatia mais representativa entre as idades, com 25,5%, divididos entre as classes AB (49,1%) e CD (50,9%).

Um dado relevante da pesquisa é sobre a exposição de marcas nos games. Para 83% dos entrevistados, concordam ou são indiferentes, tendo apenas 17% de rejeição.

O ecossistema é complexo e cresce a cada dia. E para fazer parte, a indústria da publicidade está definindo padrões e métricas, como viewability, tempo de exposição, awareness entre outros. A IAB está redefinindo estas premissas, com o apoio de produtoras de games, adservers e empresas de publicidade intrínseca em games, como a Frameplay que está ajudando a IAB a criar as Diretrizes de medição intrínseca no jogo 2.0. É a primeira vez que esses padrões são atualizados desde 2009.

No seu próximo plano de mídia, dê uma olhada no mundo Games e veja se faz sentido para sua marca estar neste jogo!

(*) pesquisagamebrasil