À medida que os consumidores continuam a se afastar de fontes de mídia mais estabelecidas em favor de opções digitais, a maneira como os profissionais de mídia e marketing pensam e abordam a publicidade de maneira holística deve evoluir, deixando cada vez mais de lado os pedidos de inserção manual.
Por meio do machine learning, os profissionais de marketing podem contar com outras ferramentas para atingir seus objetivos ao executar campanhas publicitárias. E felizmente, as máquinas estão aqui para ajudar.
Para entender por que o machine learning é muito mais eficaz do que a compra de mídia tradicional, é importante entender como os algoritmos funcionam e como essa abordagem difere do que foi feito no passado.
Em sua essência, o machine learning aceita uma ampla variedade de inputs e, em seguida, aprende ao longo do tempo qual dessas variáveis está mais fortemente correlacionada com um resultado ou output desejado. Quanto mais dados ele tiver, mais eficazes serão os modelos de machine learning em fornecer resultados importantes, independentemente de qual seja o KPI.
Por exemplo, digamos que um aplicativo de negociação de criptomoedas esteja procurando adquirir novos usuários por meio de canais pagos. Se eles adotassem uma abordagem tradicional para a aquisição de usuários, provavelmente teriam como alvo os mais jovens, juntamente com as pessoas que leem sobre criptomoedas em propriedades como aplicativos de notícias.
Mas só porque alguém se encaixa em qualquer uma dessas descrições não significa que esteja interessado em instalar um aplicativo de negociação de criptomoedas. Muitas outras variáveis podem ser preditores muito melhores – e o machine learning é, na maioria das vezes, muito melhor do que os humanos em encontrar esses preditores distintos.
Em muitos aspectos, nada disso é novo. Afinal, os maiores players do marketing digital da atualidade (Meta, Google, TikTok e Amazon) fazem sucesso por conta dessa tecnologia e os novos players, como Adludio e seus criativos interativos também.
De acordo com a Insider Intelligence, o adulto médio passará cerca de três horas e 39 minutos por dia usando um dispositivo móvel até 2024. Menos de um terço desse tempo (cerca de uma hora e oito minutos) será gasto nas mídias sociais.
Se os anunciantes quiserem alcançar os consumidores fora da mídia social, eles ainda dependem de metodologias antigas. E em um mundo cada vez mais acelerado e com privacidade em primeiro lugar, o público e os pedidos de inserção manual não serão suficientes.
Para ver resultados de qualidade em grande escala, os profissionais de marketing precisarão adotar o machine learning em toda a sua publicidade, pois já é hora de torná-lo mais universal em marketing e publicidade.
Adaptação do artigo do TheDrum