Em um cenário de mudança na validação de métricas, o universo de games mostra seu poder na captação da atenção.

Segundo o relatório do IAB, lançado em fevereiro de 2022, os anunciantes estão à beira de perder a capacidade de medir campanhas publicitárias, sem consenso do setor sobre o que fazer a seguir. Interessante ver como o ecossistema de games tem a colaborar com a indústria da publicidade

Neste cenário, o ambiente de games ganha relevância e novas empresas surgem no ecossistema. Por exemplo, os anunciantes podem se conectar com os jogadores por meio da rede de publicidade intrínseca do Frameplay, que permite que as marcas anunciem em games altamente cinematográficos nos momentos em que os jogadores estão jogando ativamente seus jogos. Enquanto os jogadores estão focados em seu jogo, eles também estão dando atenção ao conteúdo que está sendo mostrado dentro de sua experiência de jogo, porque esse conteúdo faz parte de sua experiência de jogo. Esse tipo de atenção, onde o conteúdo é intencionalmente entrelaçado para fazer parte da experiência de jogo sem atrapalhar o jogador, é essencial para as marcas. O Frameplay leva a sério a liderança do setor e prova o quanto o foco dos jogadores no conteúdo do jogo é valioso para uma marca.

Para liderar ainda mais a indústria em visibilidade intrínseca no jogo e medição de atenção, a Frameplay tem o orgulho de anunciar sua primeira métrica de atenção do mercado chamada Intrinsic Time-in-View. A métrica do Frameplay é construída com base na sua capacidade de visibilidade líder do setor e foi analisada e validada por dois estudos independentes, pioneiros no mercado, liderados por Lumen Eye Square.

O Intrinsic Time-in-View* do Frameplay mede o tempo que uma impressão de anúncio fica visível durante o jogo. Uma impressão só é considerada visível se atender aos seus requisitos de visibilidade intrínsecos de publicidade no jogo e líderes de mercado. Esta é uma análise de pixel complexa dentro do jogo que acessa a proporção do anúncio, inclinação, obstrução, etc. da perspectiva visual do jogador do jogo. Quando o anúncio é considerado visível é quando o relógio do tempo de visualização intrínseco começa e pausa ou termina quando o anúncio é considerado não mais visível. Além de avaliar sua métrica no contexto de quanto tempo o anúncio fica em exibição durante o jogo, também analisam a quantidade total de tempo que os anúncios ficam em exibição durante toda a campanha e o tempo médio de cada anúncio e campanha está em visualização por sessão de jogador.

A Frameplay, unindo forças com a Dentsu, executou uma pesquisa com a Lumen onde os participantes foram expostos a uma sessão de jogo. O objetivo desta pesquisa foi fornecer à Dentsu e à indústria em geral uma métrica de atenção a ser usada em suas ferramentas de planejamento para oportunidades intrínsecas no jogo. Além disso, o Frameplay fez parceria com a Lumen e independentemente, Eye Square, para analisar e comparar o cálculo Intrinsic Time-in-View do Frameplay com sua respectiva medição de rastreamento ocular. Ambas as empresas, usando metodologias e tecnologias únicas e diferentes, validaram com confiança que a medição Intrinsic Time-in-View do Frameplay é uma medida viável de atenção.

A validação da métrica Intrinsic Time-in-View do Frameplay durante os estudos foi realizada com ambas as empresas usando o cálculo do Intrinsic Time-in-View do Frameplay para as sessões de jogo que faziam parte do estudo de rastreamento ocular e sua métrica de tempo de visualização que foi aplicado às impressões visíveis para calcular o tempo de visualização intrínseco de cada anúncio veiculado durante essas sessões. Seus parceiros de rastreamento ocular compararam sua versão de tempo de visualização para cada anúncio e cada sessão com base em sua metodologia de métrica de atenção de rastreamento ocular.

A Lumen concluiu as seguintes conclusões:

  • A métrica de tempo de visualização médio do Lumen foi consistente com a métrica de tempo de visualização intrínseco do Frameplay para calcular o tempo de visualização.
  • O anúncio analisado capturou com sucesso 1,4x mais atenção dos jogadores em relação à norma, apresentando um desempenho significativamente superior à norma comparativa de exibição móvel da Lumen.
  • A atenção geral produzida pela campanha Intrinsic In-Game da Frameplay analisada pela Lumen superou a norma de exibição móvel.
  • A métrica composta da Lumen de segundos atentos por impressões foi usada para avaliar a qualidade do inventário em formatos e canais de mídia, incluindo a publicidade intrínseca no jogo da Frameplay. Os resultados indicaram que a publicidade intrínseca no jogo da Frameplay teve um desempenho semelhante às normas de vídeo de feed social e superou todas as outras.

“A Lumen realizou um teste de rastreamento ocular para avaliar quanta atenção é dada aos formatos de anúncio no jogo da Frameplay e como isso se compara aos formatos de anúncio digital padrão. A pesquisa mostra o poder da publicidade no jogo que funciona para apoiar a experiência do usuário em vez de interromper o jogo”, disse Mike Follett, diretor administrativo da Lumen.

Eye Square teve as seguintes conclusões:

  • Testar criticamente o tempo de visualização intrínseco mostrou-se muito próximo do valor real da vida real fornecido pela medição de rastreamento ocular do quadrado do olho
  • Anúncios de banner intrínsecos em jogos para celular são muito apreciados, enquanto, em contraste, anúncios de vídeo interrompidos não são apreciados
  • A marca e os patrocínios inspirados no mundo real melhorarão a experiência de jogo e a autenticidade subjetiva do mundo da vida
    Eye Square vê um grande potencial na inovadora tecnologia de estrutura de anúncios da Frameplay para satisfazer as necessidades comerciais e culturais em constante mudança de anunciantes, empresas e jogadores

“Considerando a complexidade sociotécnica da entrega de anúncios online e medição de visibilidade em dispositivos móveis e tendo mais de 20 anos de experiência na avaliação da entrega, eficácia e percepção de anúncios, a Eye Square considera o desempenho do algoritmo time in view preciso e muito próximo para o verdadeiro valor da vida real” disse o Dr. Jan-Michael Kühn da Eye Square GmbH Berlin, Especialista Sênior em Experiência de Jogos, Líder da Tribo Video Games UX.”

Quando as marcas anunciam com o Frameplay, sua marca é incorporada intrinsecamente ao jogo enquanto o jogador está jogando ativamente. Este posicionamento de marca extremamente exclusivo permite a atenção máxima da marca.

O consumidor médio vê mais de 4.000 anúncios em um determinado dia, por isso é imperativo que os anunciantes comecem a avaliar os canais através das lentes das métricas de atenção, que são mais indicativas de exposições significativas”, disse Joanne Leong, vice-presidente de parcerias globais de mídia da Dentsu. “Os resultados desses estudos validam a atenção comprovada no inventário de jogos da Frameplay, e usaremos esses dados no planejamento à medida que avaliamos futuras oportunidades intrínsecas no jogo”.

Para marcas interessadas em publicidade intrínseca no jogo, considere o seguinte:

  • Em vez de as pessoas simplesmente assistirem a histórias via vídeo, nos videogames as pessoas jogam as histórias
  • Em vez de fazer a história (seu comercial) sobre sua marca, você faz da história da sua marca parte do jogo.
  • Em vez de interromper os 30 minutos de conteúdo de vídeo com seu comercial, sua marca faz parte do conteúdo de jogos.
  • Em vez de adivinhar se as pessoas verão seu comercial, os anúncios intrínsecos no jogo do Frameplay são cobrados apenas quando são visualizados.

O que você recebe em troca? Atenção comprovada à sua marca que importa.

O Intrinsic Time-in-View oferece às marcas a oportunidade de não apenas garantir que seus anúncios sejam visualizados, mas que eles tenham tempo suficiente para ressoar para os consumidores tomarem decisões de compra.

*Intrinsic Time-in-View é uma métrica de duração de visibilidade específica para o espaço intrínseco do jogo.

Artigo em coautoria:

Cary Tilds, Diretor de Estratégia e Operações

Jennifer Patterson, vice-presidente de Business Intelligence e Analytics