O que realmente chama a atenção das pessoas no mundo sempre agitado do conteúdo digital? A Adobe pesquisou 1.013 consumidores de todo o mundo para descobrir, e estamos compartilhando com vocês alguns tópicos.
O estudo explora como diferentes tipos de conteúdo repercutem no público em todo o mundo e influenciam as decisões de compra. Além de analisar o que é tendência, foi examinado como diferentes gerações e regiões interagem com o conteúdo. Prepare-se para obter uma compreensão mais profunda do que impulsiona o envolvimento e como os comportamentos dos consumidores estão mudando nesta era digital em ritmo acelerado.
Principais conclusões
-Os consumidores em todo o mundo (especialmente a Geração Z) percebem o conteúdo gerado pelo usuário como mais autêntico e confiável do que o conteúdo de vídeo de marca.
-Globalmente, os consumidores tinham 24% mais probabilidade de comprar conteúdo curto do que conteúdo longo.
-61% dos consumidores globais afirmam que têm períodos de atenção mais curtos quando interagem com conteúdo online, e apenas um em cada quatro disse que um conteúdo longo os levaria a comprar.
-Os consumidores em todo o mundo eram mais propensos a comprar vídeos dos seguintes conteúdos: tecnologia/gadgets (29%), análises/unboxings (26%) e moda/beleza (25%).
-Quase três em cada cinco consumidores em todo o mundo desejam mais transparência e honestidade nas mensagens de marca das pequenas empresas para 2024.
O poder da autenticidade
Além de produtos e serviços, um bom marketing vende confiança em uma marca. Aqui está o que aprendemos sobre como conquistar a confiança do cliente com base em nossa pesquisa global intergeracional. Também veremos quais tipos de conteúdo os consumidores globais mais consomem.
Os membros da Geração Z eram os mais propensos a pensar que o conteúdo gerado pelo usuário era o mais autêntico e confiável. Esses nativos digitais experientes sabem como identificar um discurso de vendas, portanto, o marketing para eles exige sutileza especial. Os consumidores em todo o mundo também possuem este sentimento, com mais deles a considerarem o conteúdo gerado pelo utilizador como autêntico e confiável (42%) do que o conteúdo de vídeo de marca (34%).
A Geração Z também foi a geração com maior probabilidade de dizer que o vídeo era seu conteúdo preferido (98%). Esta preferência está alinhada com a idade dos entrevistados, sendo mais prevalente entre o público mais jovem: 91% dos millennials também preferem conteúdo de vídeo, seguidos por 78% da geração X. Enquanto isso, os baby boomers relatam que são mais propensos a consumir seu conteúdo on-line via e-mail (69%), demonstrando que as gerações mais velhas estão mais inclinadas a confiar no conteúdo escrito. Isso sugere que o marketing por email é uma boa estratégia para se conectar com as gerações mais velhas.
No geral, os consumidores globais acreditam que o conteúdo escrito é o mais autêntico e confiável (44%). Menos pessoas disseram o mesmo sobre vídeos de marca (34%) e fotos (30%) – talvez a ascensão do marketing de influenciadores em plataformas online baseadas em conteúdo visual como o Instagram tenha feito com que esses tipos de conteúdo parecessem menos autênticos.
A melhor forma de conteúdo curto, longo e em vídeo
Depois que aprendemos as preferências globais de conteúdo, passamos para o comportamento do consumidor. Qual deve ser a extensão dos diferentes tipos de conteúdo de marketing e como a extensão e outras características afetam as decisões de compra? Vamos ver o que os consumidores de todas as gerações e países têm a dizer.
Cada conteúdo curto e longo tem suas vantagens: conteúdo curto (neste estudo, menos de dois minutos ou 300 palavras) é uma maneira rápida e eficaz de transmitir uma mensagem breve, enquanto conteúdo longo (mais de cinco minutos ou 700 palavras) ) permite mais detalhes e profundidade. Há também conteúdo de formato médio que dura de dois a cinco minutos ou tem entre 300 e 700 palavras. Então, o que resulta em mais conversões? Pode depender da parte do mundo em que os consumidores estão.
No geral, os consumidores globais disseram que o conteúdo médio teria maior probabilidade de levá-los à compra (44%) do que o conteúdo longo (25%) ou curto (31%). As preferências globais também se inclinaram para conteúdo curto para legendas de postagens em mídias sociais (84%).
Independentemente do país, concordaram numa coisa: sentiram que a sua capacidade de atenção era menor quando interagiam com conteúdo online, sendo 61% afirmado isto.
O conteúdo interativo inclui elementos como enquetes e questionários – duas coisas que apenas metade dos entrevistados globais disseram ser aspectos importantes do conteúdo “envolvente”. Isso sugere que, embora elementos interativos como esses tenham como objetivo prender a atenção dos usuários, eles podem não funcionar para todos.
Adaptação do artigo da Adobe 18 de janeiro de 2024
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